MANEJO EFICIENTE DA ÁGUA NO SETOR AGROPECUÁRIO

APRESENTAÇÃO
A escassez de água e as consequências na produção agrícola cearense estão entre os maiores desafios enfrentados por governantes dos últimos anos no Ceará. Visando promover o conhecimento para o uso racional da água no setor agropecuário no Estado do Ceará, a Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará S/A – ADECE, capacitará 600 pessoas em 2 temas: 1) Manejo Eficiente da Água no Setor Agropecuário; e 2) Avaliação de Sistemas de Irrigação (localizada e pressurizada).

Os cursos SERÃO GRATUITOS para os participantes e visam difundir técnicas de uso eficiente da água no meio rural para alavancar os processos de transformação de água em alimentos e contribuir com o desenvolvimento socioeconômico, através da capacitação de agricultores, estudantes e profissionais que atuam com a irrigação, carcinicultura, aquicultura e demais usos da água no setor agropecuário cearense.

Serão utilizadas salas de aulas e propriedades rurais e/ou centros de pesquisa. Os assuntos serão abordados de forma prática e objetiva, com focos regionalizados, abrangendo as tecnologias prontamente aplicáveis às realidades do agronegócio.

Cada curso será realizado em dois dias e será composto por: I- Aulas expositivas com uso de quadro para anotações, apresentação em PowerPoint e, quando possível e pertinente, apresentação de vídeos e vídeos-aulas; II- Aulas práticas em campo, com demonstrações dos aspectos da temática abordada em sala de aula. Simulações, Interpretação e avaliação dos resultados de campo; III- Apresentação e aplicação de modelos computacionais de manejo de áreas irrigadas.

Serão disponibilizados aos participantes os equipamentos para uso nas aulas de campo: manômetros, kit de precipitação, tensiômetros, entre outros.

PÚBLICO ALVO
Agricultores, estudantes e profissionais que atuam com a irrigação, carcinicultura e aquicultura.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
- Ciclo hidrológico; 
- Conceito de relação Água-Solo-Planta-Atmosfera úteis para o manejo da irrigação;
- Conceito de Manejo da Irrigação: Dados relevantes de economia de água, eficiência energética e relação entre o correto manejo da irrigação e a otimização na utilização dos insumos produtivos;
- Manejo da Irrigação via Clima: Conceitos básicos; Estação Meteorológica automática; - Sensoriamento Remoto; Sistemas Computacionais para o Manejo da Irrigação;
Manejo da Irrigação via Solo: Conceitos básicos de física do solo; Equipamentos utilizáveis, aplicações, vantagens e limitações; 
- Definições e aplicabilidade dos mais modernos indicadores de eficiência da irrigação;
- Conceitos e definições da Outorga de direito de uso da água; 
- Apresentar noções para a regularização dos empreendimentos de irrigação quanto ao uso dos recursos hídricos e quanto ao meio ambiente.


INFORMAÇÕES GERAIS

TURMA

PERÍODO

DIAS

HORÁRIOS

LOCAL DE REALIZAÇÃO


7

21 e 22 de agosto de 2017

segunda e terça-feiras

8h30 às 12h e das 13h às 17h30

ICÓ-CE - Salão Comunitário do Conjunto Posto Agrícola- Perímetro Irrigado

8

24 e 25 de agosto de 2017

quinta e sexta-feiras

8h30 às 12h e das 13h às 17h30

TABULEIRO DO NORTE-CE - Casa dos Romeiros, Comunidade de Olho d'Água da Bica



CARGA HORÁRIA
16 horas-aula.

FREQUÊNCIA
Obrigatória, com exigência mínima de 75% de presença.

INVESTIMENTO
O curso é GRATUITO!

OBSERVAÇÕES:
1) Preencha os DADOS PROFISSIONAIS e utilize os campos LOCAL DE TRABALHO e FUNÇÃO para informar também a sua PROFISSÃO e a sua ESCOLARIDADE.

2) O curso é integralmente GRATUITO e a sua inscrição será confirmada por e-mail e/ou contato telefônico. Preencha, com atenção, todos os dados e não deixe de informar o seu CELULAR.



inscricao-online.png



Publicado em: 10/07/2017

<< Anterior  Próximo >>

AV. da Universidade, 2932 - Benfica AV. da Universidade, 2932 - Benfica
CEP 60.020-181
Fortaleza - Ceará - Brasil
cetrede@cetrede.com.br

© 2011 - CETREDE - Todos os direitos reservados

Banco do Nordeste Banco do Nordeste