CURSO DE AVALIAÇÃO DE SISTEMAS DE IRRIGAÇÃO

OBJETIVO GERAL
Fornecer ao aluno conhecimentos específico sobre a avaliação de equipamentos de irrigação. O aluno deve ter conhecimento da importância da uniformidade de distribuição de água nos cultivos, da eficiente aplicação de águas às plantas, da eficiência energética dos sistemas, contribuindo com a economia de água, energia e insumos que possam advir do uso de tecnologias práticas adaptadas às condições de cada região e sistema de irrigação. O Curso deve fornecer ao aluno a capacitação para o uso das técnicas de avaliação, desde as mais básicas até as mais atuais, fazendo o uso das mais diversas ferramentas existentes no mercado nacional e internacional.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Conceito de auditoria da irrigação; Importância da Uniformidade de Distribuição de Água e da eficiência de aplicação na produtividade das culturas; Importância da eficiência energética na produtividade e na lucratividade da propriedade rural. Exemplos de impactos causados pela baixa eficiência de sistemas de irrigação no Brasil e no mundo.

Características e os componentes dos diferentes sistemas de irrigação a ser abordado. Aspectos teóricos e práticos da hidráulica do sistema de irrigação. Coeficientes de Uniformidade Keller & Karmeli; Christiansen (CUC), Wilcox-Swailes (CUE), Hart (CUH), Criddle (CUD) e HSPA (UDH); 

Equipamentos para avaliação de sistemas pressurizados: especificações de manômetro, medidor de vazão ultrasônico e multímetros existentes no mercado e a utilização destes equipamentos

Técnicas de avaliação de sistemas de irrigação para definir a uniformidade de distribuição, eficiência da irrigação e eficiência energética:
1ª Etapa: Preparação da equipe e dos equipamentos;
2ª Etapa: Realização do teste de campo; medição das condições de operação dos componentes do sistema.
3ª Etapa: análise dos dados de testes de campo preexistentes; determinação da qualidade da performance da irrigação; obtenção dos indicadores de qualidade (uniformidade de distribuição, eficiência de irrigação e eficiência energética).

CLIENTELA
Agricultores, estudantes e profissionais que atuam com a irrigação de: lavouras e pastagens, criação de camarões e peixes, flores e demais produtos agropecuários com atuações na área de irrigação e interesse no tema: “Avaliação de equipamentos para irrigação”.

METODOLOGIA
Para facilitar a aprendizagem e alcançar os objetivos do curso, os instrutores utilizarão as seguintes técnicas de ensino:
• Aulas expositivas empregando: quadro negro e apresentações em power-point; 
• Uso de equipamentos necessários para as práticas de campo e de laboratório;
• Uso de formulários específicos;
• Uso de sistemas computacionais e planilhas para a avaliação de equipamentos de irrigação.


INFORMAÇÕES GERAIS

TURMA

PERÍODO

DIAS

HORÁRIOS

LOCAL DE REALIZAÇÃO

18

Já realizada

07 e 08 de dezembro de 2017quinta e sexta-feiras8h30 às 12h e das 13h às 17h30

UBAJARA-CE

[Escola IFCE – Tianguá]

Rodovia-CE, 187
Bairro CEASA

OBS.: Durante o curso haverá PALESTRA SOBRE CARCINICULTURA COM REUSO DA ÁGUA.


CARGA HORÁRIA
16 horas-aula.

Nº DE PARTICIPANTES
30.

FREQUÊNCIA
Obrigatória, com exigência mínima de 75% de presença.

INVESTIMENTO
O curso é GRATUITO!

OBSERVAÇÕES:
1) Preencha os DADOS PROFISSIONAIS e utilize os campos LOCAL DE TRABALHO e FUNÇÃO para informar também a sua PROFISSÃO e a sua ESCOLARIDADE.

2) O curso é integralmente GRATUITO e a sua inscrição será confirmada por e-mail e/ou contato telefônico. Preencha, com atenção, todos os dados e não deixe de informar o seu CELULAR.


inscricao-online.png


Publicado em: 21/11/2017

 Próximo >>

AV. da Universidade, 2932 - Benfica AV. da Universidade, 2932 - Benfica
CEP 60.020-181
Fortaleza - Ceará - Brasil
cetrede@cetrede.com.br

© 2011 - CETREDE - Todos os direitos reservados

Banco do Nordeste Banco do Nordeste