Institucional

JOSÉ FRANÁCIO DE CASTRO. Advogado. Funcionário BNB.

 Exerceu as funções de Diretor Executivo do CETREDE no período de 1979 a 1984

Portaria 1847. de 06.07.1979.

 

Nomeado pelo Presidente do Banco do Nordeste, Dr. Camilo Calazans de Magalhães.

Reitores da UFC no período: Prof. Pedro Teixeira Barroso,  Prof.  Paulo Elpídio de Menezes Neto e Prof. José Anchieta Esmeraldo Barreto.

 

    INFORMAÇÕES SUMÁRIAS DE ALGUNS DOS PRINCIPAIS PROJETOS EXECUTADOS NO PERÍODO DE SUA ADMINISTRAÇÃO

 

No ano de 1979, as instituições mantenedoras - MINTER, SUDENE, UFC e BANCO DO NORDESTE - decidiram conferir personalidade jurídica ao CETREDE concordando transformá-lo numa sociedade civil sem fins lucrativos.
 
Nesse período de 1979-1984, realizou o CETREDE 43 cursos, 8 dos quais de caráter internacional, de média e longa duração, para técnicos do setor público da Região e do País e para especialistas dos bancos de desenvolvimento brasileiros e instituições financeiras de fomento filiadas à Associação Latinoamericana de Instituições Financeiras de Desenvolvimento – ALIDE. Esses cursos versaram sobre os aspectos mais importantes e oportunos das políticas governamentais programadas ou postas em prática no País e na Região nesse período. 

Vale destacar a participação de 57 técnicos estrangeiros provenientes de 15 países da América Latina e de 2 países da África de expressão portuguesa. O programa desenvolvido pelo CETREDE serviu de apoio à política de colaboração externa do governo brasileiro aos países amigos dos continentes latino-americano e africano. Em consonância com a metodologia de trabalho do Centro, foram preparados 62 estudos e pesquisas sobre assuntos ligados à temática dos cursos.

No programa para o setor privado, foram ministrados quase duas centenas de cursos, seminários e encontros de curta duração para executivos superiores, alta e média gerências e pessoal da linha de supervisão.

Incorporou o CETREDE também em sua programação ações afins nas áreas de pesquisa e consultoria.


Receba novidades

Centro de Treinamento e Desenvolvimento - CETREDE
CNPJ: 07.875.818/0001-05
AV. da Universidade, 2932 - Benfica
CEP 60020-181
Fortaleza - Ceará - Brasil
cetrede@cetrede.com.br

© 2011 - CETREDE - Todos os direitos reservados

Banco do Nordeste Banco do Nordeste