Institucional

PEDRO EVALDO SCHRAMM - Advogado. Funcionário do BNB

Exerceu as funções de Diretor Executivo do CETREDE de 1973 a 1979
 
Nomeado pelo Presidente do Banco do Nordeste, Dr. Hilberto Mascarenhas Alves da Silva. 
Reitores da UFC no período: Prof. Walter de Moura Cantídio e  Prof.  Pedro Teixeira Barroso.
 

INFORMAÇÕES SUMÁRIAS DE ALGUNS DOS PRINCIPAIS PROJETOS EXECUTADOS NO PERÍODO DE SUA ADMINISTRAÇÃO


A partir de 1973, o CETREDE passou a atuar como um centro genuinamente brasileiro. Depois de sua transformação em Centro Brasileiro, o CETREDE continuou a funcionar, na qualidade de programa até o ano de 1979. De 1973 a 1977, continuou a receber o apoio técnico da OEA, através de especialistas do seu Programa Interamericano de Projetos.
 
O CETREDE passou a atuar em duas linhas distintas: a) cursos de especialização, de duração média em torno de 5 meses, para técnicos de agências governamentais, de Secretarias de Estado e de Bancos de Desenvolvimento; b) cursos e seminários de curta duração, destinados a executivos de empresas industriais e comerciais do Nordeste.
 
Convém destacar entre os cursos regulares: a) Planejamento Regional; b) Planejamento de Recursos Humanos; c) Planejamento e Administração de Recursos Naturais; d) Elaboração e Avaliação de Projetos; e) Análise, Acompanhamento de Projetos (Agrícolas e Industriais). No período 1973/1979, foram treinados 754 técnicos de nível superior.
 
Nesses cursos, foram realizados pelos participantes e sob a orientação dos professores ou assessores especiais trabalhos práticos sobre assuntos relacionados com os objetivos dos programas. 
 
CETREDE deu início,  em 1975, ao Programa de Treinamento de Executivos (PTE), objetivando  propiciar oportunidades de treinamento a executivos das empresas do setor privado situadas no Nordeste. Áreas contempladas: administração geral, administração financeira, gerência, produção, mercadologia e outros.


Receba novidades

Centro de Treinamento e Desenvolvimento - CETREDE
CNPJ: 07.875.818/0001-05
AV. da Universidade, 2932 - Benfica
CEP 60020-181
Fortaleza - Ceará - Brasil
cetrede@cetrede.com.br

© 2011 - CETREDE - Todos os direitos reservados

Banco do Nordeste Banco do Nordeste